Pesquisa personalizada

sábado, 17 de maio de 2008

Juninas e São João

Em junho, no Brasil, é tempo de comemorar as Festas Juninas ou como é conhecida no Nordeste Brasileiro: São João. Tempo de festejar, de dançar e se alegrar, algumas localidades comemora-se o mês inteiro, é o tempo forte do Forró, Baião, Quadrilha, Arrastapé, Xote.
Inspiração não falta, seja para esquentar mais ao sul do Brasil, ou ficar mais quente ainda ao norte do país, as Juninas valorizam de certa forma o folclore brasileiro, assim como ampliam o desenvolvimento da Cultura, motivando novos compositores e antigos a manterem toda uma tradição já de longa data.
Ainda faltam dados mais seguros sobre os festejos deste período, pois a diversidade é grande e as tradições representam a Cultura de uma determinada localidade, com todas as influências sofridas. Em Paulicéia, uma cidade do Estado de São Paulo, é comum na vésperas das datas dos três santos mais famosos de junho, fazer uma fogueira no início da noite em frente a casa, na ponta da rua, reunir pessoas ao redor desta fogueira e deixá-la queimar até virar cinza. Algumas fogueiras só acabam na manhã do dia seguinte.
Feliz São João!

Nenhum comentário: