Sob a iniciativa e direção dos músicos Sergio Chnee e Paulo Gazzaneo, o Festival Música das Esferas – Festival Internacional de Música de Bragança Paulista inaugurou em 2007 uma nova etapa na cultura musical da região serrana de Bragança Paulista e no Estado de São Paulo.

As cidades de Tatuí e Campos do Jordão são atualmente os dois únicos grandes pólos músico-educacionais que o Estado de São Paulo oferece aos seus habitantes fora da capital. Desde 2007 a cidade de Bragança Paulista figura como uma nova opção cultural, educacional e profissional dentro do crescente mercado de trabalho musical. Eventos como o Festival Música das Esferas fomentam a geração de empregos e ampliam as atividades culturais em sua região, e, por sua proximidade com a cidade de São Paulo através de uma das mais importantes rodovias do país, a Fernão Dias, proporcionam a facilidade de acesso àqueles que residam na capital e suas adjacências.
A cultura é a identidade de um povo. Um povo sem cultura é desprovido de alma, sem face.
É dentro deste panorama que o Festival Música das Esferas está preenchendo mais um espaço dentro desta enorme lacuna. A ausência de um grande Festival de Música próximo à cidade de São Paulo e a necessidade da ampliação das ofertas de capacitação a postulantes ao concorrido mercado musical serviu de inspiração a realizar um projeto que leve o melhor da geração atual de músicos brasileiros a jovens estudantes e ao público em geral.
A cultura musical brasileira detém hoje um rol de grandes artistas jamais visto anteriormente. O resultado dos avanços do ensino musical no país tem propiciado a criação de inúmeros conjuntos de câmara, pequenas formações orquestrais e um infindável número de solistas instrumentais.

As oficinas musicais são ministradas por professores integrantes das mais prestigiadas orquestras e instituições de ensino musical do Brasil e do exterior.
Todos os concertos são gratuitos e, sua programação, cuidadosamente selecionada, contempla os principais grupos de câmara do Brasil e também do exterior, assim como aclamados solistas instrumentais e formações sinfônicas.
Os quatro últimos concertos da programação são reservados ao encerramento das oficinas de instrumento, de música de câmara e ao Concerto de Gala da Orquestra Acadêmica.
